A fonoaudiologia e a odontologia, em conjunto, são áreas muito importantes para quem se preocupa com os cuidados dos dentes e da linguagem verbal, isso ocorre porque a fonoaudiologia busca o restabelecimento das funções de fala, respiração, mastigação e deglutição, levando técnicas que auxiliam nos cuidados da saúde bucal.
Fonoaudiologia e saúde bucal
A fonoaudiologia entra em cena para levar o equilíbrio entre o sorriso bem cuidado e o bem-estar pessoal. É importante ter este acompanhamento interdisciplinar com o compartilhamento de conhecimentos específicos entre o quadro clínico do paciente e, se for o caso, ampliar as possibilidades de tratamento. Por exemplo, quem usa aparelho ortodôntico, pode apresentar dificuldades de adaptação ou incômodos com o uso do acessório, neste caso, o fonoaudiólogo pode ajudar.
Áreas em que a odontologia e a fonoaudiologia trabalham em conjunto.
Buco-maxilo – após passar por uma cirurgia ortognática, corrigindo as deformidades esqueléticas na região do rosto, o paciente precisará se acostumar novamente a estimular a musculatura responsável pela mastigação, respiração, fala e engolir de forma correta e se faz necessário o tratamento e acompanhamento do profissional de fonoaudiologia.
Ortodontia – existem casos onde a postura e força da língua podem prejudicar o ciclo ortodôntico, quando ela está flácida ou com sua posição inadequada, empurrando ou tocando os dentes com frequência, este pode ser a causa da interferência na evolução do tratamento.
Prótese dentária – a prótese dentária vem para transformar o sorriso, mas este processo requer um período de adaptação, e o acompanhamento com o fonoaudiólogo vem para ajudar no fortalecimento da musculatura da boca e do rosto, restabelecendo a força e simetria, dando mais condições para que tenha a melhora na mastigação.
Odontopediatria – assim como a odontologia, a fonoaudiologia também acompanha a vida do paciente desde recém-nascido até a terceira idade. Em sua primeira fase de vida, os bebês podem apresentar dificuldades na amamentação devido formato do freio lingual, e os dois profissionais juntos, trabalham para avaliar a sucção e o processo completo do aleitamento para definir se o freio lingual está ou não limitando e prejudicando esta função.
É muito eficaz a parceria entre fonoaudiologia e odontologia. Por meio de perspectivas e técnicas diferentes, fonoaudiólogo e dentista têm o mesmo objetivo: o de propiciar o tratamento e a reabilitação mais completa possível para o paciente, assim como a sua total satisfação com o serviço recebido dos profissionais.
Adicionar Comentário