Odontologia

Festas de fim de ano: dicas para não descuidar da saúde do seu sorriso

Faltam poucos dias para o fim do ano, época também marcada pelas grandes quantidades de comidas típicas da época.  É normal deixarmos a dieta de lado para curtir esse período da melhor forma, mas a única coisa que não dá para abrir mão, é a sua saúde bucal, que pode ser prejudicada por essa alimentação não tão equilibrada.

Para manter um sorriso bonito e uma saúde bucal perfeita é necessário que alguns cuidados sejam tomados, principalmente nas festas que acontecem nessa época do ano. Para te ajudar a cuidar bem e manter um sorriso bonito, separamos algumas dicas para prevenir problemas em sua saúde bucal.

Escovação.

A escovação é o cuidado mais básico com a saúde bucal, mas há quem relaxe nesse quesito durante as comemorações de fim de ano. Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, para não dar oportunidade para a placa bacteriana, pois há muita ingestão de açúcar nessa época. Se for necessário, mantenha sempre junto com você um kit de higiene bucal.

Invista no enxaguante bucal.

O enxaguante bucal  auxilia a controlar a saúde bucal e a reduzir o acúmulo de açúcar. É um bom complemento à escovação e ajuda com o bom hálito no dia a dia.

Beba mais água.

O que pouca gente sabe é que a água é capaz de manter os níveis corretos de minerais da boca, estimulando a produção de saliva e, consequentemente, a limpeza da boca. Quando se bebe pouca água, aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.

Cuidado com alimentos duros.

Tenha cuidado ao mastigar alimentos como nozes, castanhas e avelãs, pois em contato com os dentes podem facilmente causar uma fratura.

Para quem usa aparelho, é necessário ter atenção redobrada, já que os braquetes podem quebrar ou descolar, prejudicando o tratamento ortodôntico ou, até mesmo, machucando a boca.

Evite palitar os dentes.

Palitar os dentes é perigoso para a gengiva. Escolha sempre usar o fio dental, que além de não machucar, alcança espaços que o palito não consegue.

Beba com moderação.

Embora o vinho seja uma das clássicas bebidas de fim de ano, é preciso ter cuidado, principalmente se você gosta de manter seus dentes branquinhos. Devido a coloração, o vinho tinto pode acabar manchando a superfície dentária. Além disso, bebidas como a cerveja e o champagne, consumidos em excesso, podem provocar a erosão dentária, um problema bucal, caracterizada por uma alteração na coloração dos dentes e pela sensibilidade.

Divirta-se e sorria.

Mesmo tomando os cuidados necessários para manter sua saúde bucal em dia, não se esqueça da diversão.

Aproveite o momento para curtir com a família e os amigos, dar boas risadas, lembrar dos melhores momentos e deixar para trás toda a negatividade que aconteceu ao longo deste ano. E que o próximo ano traga ainda mais sorrisos e alegrias.

Não falte às manutenções.

As consultas ao consultório são fundamentais para manter sua saúde bucal perfeita. O retorno ao dentista faz parte do planejamento do tratamento odontológico, tornando fundamental o comparecimento em todas as consultas de manutenção. Não deixe que as viagens e festas atrapalhem o compromisso com a melhora do seu sorriso.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

sete + dezenove =