Medicina

TPM – confira cinco dicas para aliviar os sintomas

Com dezenas de sintomas diferentes, a tensão pré-menstrual (TPM) pode se tornar um grande incômodo para muitas mulheres, comprometendo sua qualidade de vida e até seu rendimento no estudo e no trabalho. A mulher deve conversar com seu ginecologista e contar o que lhe incomoda para que ele possa descobrir como ajuda-la. Há casos em que a mudança de hábitos transforma a rotina da paciente durante a TPM.

Ele recomenda cinco dicas para amenizar os sintomas da TPM. Confira:

  1. Reduzir a ingestão de sal e cafeína
    O sal vai ajudar a reter líquidos, fazendo com que a mulher se sinta ainda mais inchada. A cafeína, por ser um estimulante, colabora com a insônia e a irritabilidade
  2. 2. Beber muita água
    É importante que a mulher se hidrate ao longo de todo o mês, mas durante a TPM a ingestão de água vai ajudar a aliviar sintomas como o edema, o cansaço e até a acne
  3. Praticar atividades físicas
    Além de aliviar o estresse e reduzir os níveis de cortisol no sangue, o exercício físico promove a liberação de hormônios do prazer e também equilibra os níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais relaxada e disposta
  4. Invista em alguns alimentos
    Consuma mais fibras para manter os níveis de glicose estáveis, evitar a vontade de comer doces e também para ajudar na função intestinal. Alimentos ricos em ácidos graxos também ajudam a desinflamar o organismo, aliviando as dores das mamas e de cabeça. Já os alimentos com magnésio, como as castanhas, previnem as cólicas menstruais
  5. 5. Pílula anticoncepcional
    A pílula é uma aliada no combate à cólica e à TPM, mas apenas o médico está apto a indicar o melhor medicamento para cada necessidade.

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