A prisão de ventre é um problema constante para muitas pessoas. Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a barriga inchada e o desconforto atingem cerca de 20% da população ocidental, incluindo duas em cada três mulheres.
A prisão de ventre é caracterizada quando se evacua menos de três vezes por semana, e é causada por fatores diversos, tais como a dificuldade de digestão e a velocidade do metabolismo. Como esse mal está diretamente ligado à alimentação, diversos são os alimentos que auxiliam na redução desse problema.
A substância mais comum para acelerar o trânsito intestinal é a fibra, mas algumas frutas contêm nutrientes que são aliados da digestão.
Os principais alimentos laxantes são:
- Os cereais Integrais, que regulam e livram o intestino de toxinas que o impedem de funcionar.
- O bagaço de laranja, onde se concentra os nutrientes mais eficientes que auxiliam na formação do bolo fecal.
- O espinafre, que é responsável por aumentar o movimento intestinal.
- As amêndoas (com casca), que contém substâncias oleosas as quais ajudam a hidratar o intestino e o bolo fecal.
- As frutas (as principais são: mamão, kiwi, abacaxi, figo, abacate e amora), as quais auxiliam na digestão de proteínas e melhoram o trânsito intestinal e a constipação.
O importante é saber que não basta apenas ingerir alimentos que estimulam o organismo se não houver uma boa hidratação. É muito importante a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, afinal, a fibra necessita do auxílio da água para fazer o seu papel.
Adicionar Comentário