Apenas 1 a cada 5 pessoas que possuem o vírus da AIDS sabem que estão contaminados com a doença, isso porque nem sempre os sintomas aparecem nos primeiros meses e anos e quando aparecem, os sintomas são semelhantes ao da gripe, conhecida por síndrome retroviral aguda e aparecem de 3 a 6 semanas após a contaminação.
Como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças é de extrema importância que seja feito o teste de HIV regularmente, caso tenha se exposto a uma situação de risco, como relação sexual desprotegida com um ou mais parceiros ou uso de drogas injetáveis.
No início quando o vírus está se movendo para a corrente sanguínea e se replicando em grande número é comum haver uma reação inflamatória do sistema imune, provocando diversos sintomas facilmente confundidos com os de qualquer outra doença de infecção viral, após essa fase o sistema imunológico fica enfraquecido e o indivíduo fica facilmente exposto a contaminação de outras doenças e infecções, como: tuberculose, pneumonia, candidíase, meningites e outros.
Os sintomas mais comuns são:
- Febre;
- Fadiga;
- Dor muscular, dor nas articulações;
- Inchaço dos gânglios linfáticos;
- Dor de garganta e dor de cabeça;
- Erupção cutânea;
- Náuseas, vômitos e diarréia;
- Perda de peso devido ao sistema imunológico estar muito enfraquecido;
- Tosse seca;
- Suores noturnos;
- Alteração no aspecto das unhas;
- Infecções fúngicas;
- Confusão mental e dificuldade de concentração;
- Herpes labial ou genital;
- Formigamento e fraqueza;
- Irregularidade menstrual.
O tratamento é feito com o uso de um coquetel de medicamentos que fortalecem o sistema imune e combatem o vírus. Para impedir a evolução da doença é necessário seguir o tratamento corretamente. Lembrando que o coquetel e todos os exames são fornecidos gratuitamente pelo governo.
Adicionar Comentário