Atividade Física

Prática regular de exercícios auxiliam os obesos a perderem peso

A maior parte dos obesos está em idade produtiva, porém levando uma vida totalmente sedentária. O paciente é considerando obeso quando se tem 20% acima do seu peso ideal por idade e altura, normalmente causado pelos distúrbios alimentares e sedentarismo.

Os obesos costumam procurar ajuda por diversas motivações, como dores lombares, dificuldade de locomoção e até mesmo por estética. Para o emagrecimento é necessário passar pelo médico antes e fazer check-up geral da saúde, montar um plano alimentar junto com o nutricionista e não se esquecer das atividades físicas, que aceleram o metabolismo e facilitam a perda de peso.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos de média e longa duração, como caminhada, bicicleta e a dança. Aos iniciantes é recomendada a prática duas vezes por semana, aumentando a frequência conforme vai ganhando resistência.

As atividades praticadas na água, como natação e hidroginástica, também são ótimas opções, já que a água reduz o peso sobre as articulações, favorecendo as aulas mais longas, além de ter efeito relaxante. A musculação também é recomendada aos indivíduos acima do peso, pois irá proporcionar força muscular e ajudar na perda de gordura.

O treino de pessoas com obesidade deve ser mais rigoroso e incluir todos os tipos de atividade, o aquecimento antes dos exercícios e alongamento após são fundamentais, pois o peso em excesso sobrecarrega as articulações podendo causar lesões.

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