Medicina

Depressão: quais os sintomas e tratamento?

Caracterizada por sentimentos de tristeza, amargura, desgosto, falta de sono e de apetite, a depressão é uma doença que produz alteração do humor, e no Brasil, acomete uma em cada dez pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, o número de pessoas que sofrem de depressão é cerca de 350 milhões.

São necessários cinco sintomas da depressão para diagnosticar a doença, entre eles, o humor deprimido ou a perda de interesse por atividades que noutrora eram prazerosas. Esses sintomas devem ser apresentados na maior parte do dia, todos os dias e por no mínimo duas semanas para confirmação do quadro.

Não há causas comprovadas, mas existem alguns fatores responsáveis por despertar a doença, tais como: fatos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e alguns medicamentos.

Além da tristeza profunda na maior parte do tempo e da falta de interesse em realizar a maioria das atividades rotineiras, são sintomas da depressão a alteração de peso não intencional, insônia ou sonolência excessiva, agitação ou apatia psicomotora, fadiga, sentimento de culpa e inutilidade permanente, dificuldade para pensar ou se concentrar, pensamentos recorrentes de suicídio ou morte, falta de autoestima, alteração da libido, entre outras menos comuns.

A depressão exige acompanhamento médico, em alguns casos a nível leve, apenas com o tratamento psicoterápico. Contudo, em outros mais graves, é indicado o uso de antidepressivos.

Diferente do que se pensa, medicamentos antidepressivos não causam dependência, independente do tempo de consumo e dos efeitos colaterais. A prescrição deve ser seguida, e às vezes, por toda a vida, a fim de que não haja uma recaída.

Há também evidências de que a prática de atividade física associada à terapia e ao uso dos medicamentos, auxiliam na recuperação do quadro de depressão de maneira mais eficiente. Isso porque durante os exercícios físicos o organismo libera a serotonina, também conhecido como o hormônio da alegria e do bem-estar.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

10 − 2 =