Quem acha que musculação e exercícios que envolvem peso e força é apenas para os jovens está muito enganado, Todos, incluindo os idosos devem praticar atividades físicas com regularidade.
Com o passar do tempo é comum as pessoas passarem a ter medo de se exercitar e acabar sofrendo alguma lesão. Depois dos 65 anos o corpo sofre algumas alterações, ficando mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e um grande cansaço, por isso é necessário saber quais as modalidades mais adequadas.
A musculação sempre foi vista como um exercício para conquistar um corpo bonito e musculoso, porém, vai muito além disso, a musculação é uma forma de melhorar a qualidade de vida, trazendo muitos benefícios aos idosos.
Quando praticada regularmente associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio, reduzindo os riscos de doenças cardíacas, os riscos de quedas, as incapacitações físicas e a osteoporose, além de prevenir o excesso de peso, melhorar a postura e ainda preservar a saúde mental.
Os principais benefícios proporcionados aos idosos devido a prática de musculação são:
- Aumenta a autonomia da pessoa;
- Complementa ou substitui a ação de medicamentos;
- Fortalece os músculos;
- Diminui a pressão sobre as articulações;
- Ajuda na prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade;
- Melhora a auto-estima.
Quanto antes iniciar a prática da musculação, mais benefícios terá, mas a qualquer momento é recomendado começar desde que se tenha liberação médica e a orientação de um profissional de educação física.
Adicionar Comentário