Atividade Física

A atividade física é uma grande aliada no controle ao colesterol

A prática regular de atividade física proporciona diversos benefícios à saúde e ao corpo, protegem o coração, enrijecem os músculos, aumentam o condicionamento físico e também auxiliam no controle do colesterol.

O exercício influencia o metabolismo dos lipídeos e é capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL) e ainda aumentar o colesterol bom (HDL). Isso ocorre porque quando o corpo está em movimento, a circulação sanguínea aumenta, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias, o que evita a instalação de gorduras nas paredes arteriais, e ainda estimula a produção de enzimas controladoras do nível de colesterol no sangue.

As melhores modalidades para controlar o colesterol são:

Natação e hidroginástica: a água minimiza os riscos de lesão e facilita os movimentos.

Caminhada: Excelente opção para quem está começando a se exercitar.

Bicicleta: Pode ser praticado na academia ou ar livre, o esforço é puxado e a perda de peso é acelerada.

A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de atividade física, praticado em no mínimo três dias por semana. Para ter um resultado satisfatório, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física e o auxílio de uma nutricionista, pois a combinação dos exercícios com uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes e carnes com baixa gordura proporcionarão uma vida com mais qualidade e saúde.