Nutrição

Dicas práticas para alimentar-se bem sempre

Escolher com atenção que tipos de alimentos vão fazer parte da sua refeição, além de formas mais saudáveis de prepará-los, é um bom começo para ter uma alimentação equilibrada no seu dia a dia. Veja alguns exemplos:

  • Consuma algum alimento fonte de vitamina C quando consumir alimentos ricos em ferro. A vitamina C facilita a absorção do ferro e, desta maneira, ajuda a prevenir a anemia. Traduzindo: quando consumir carnes, aves, peixes, feijões e verduras verdes-escura (ricos em ferro), procure, na mesma refeição, tomar um suco de acerola ou maracujá, ou temperar sua salada com limão ou comer fatias de abacaxi na sobremesa.
  • Cozinhe seus legumes em pouca água ou no vapor para preservar seus nutrientes. Quanto mais água for utilizada, maior pode ser a perda de vitaminas. Aproveite a água usada no cozimento dos legumes para enriquecer outros pratos, como molhos, sopas, risotos e tortas.
  • Prefira os sucos não coados e as frutas com casca. Assim, o consumo de fibras será maior e você terá a sensação de saciedade por mais tempo.
  • Procure preparar carnes grelhadas, assadas ou cozidas, evitando as frituras. Antes de prepará-las, retire as gorduras aparentes. Suas refeições vão ficar muito mais leves e saudáveis.
  • Inclua no seu dia a dia lanches práticos entre as refeições. Frutas já lavadas, biscoitos integrais embalados individualmente e frutas secas são fáceis de carregar com você. Outra opção é passar em uma padaria ou lanchonete e comprar um suco ou um iogurte.
  • Tenha sempre uma garrafinha de água com você. Assim, fica fácil manter-se hidratado em qualquer lugar.
  • Uma dica para reduzir o sal em suas receitas é caprichar nos temperos naturais como cebola, alho, pimenta, alecrim, manjericão, açafrão, orégano, salsinha, cebolinha e alho-poró.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

3 × 2 =