Nutrição

Consumo de vitamina C melhora a pele e previne problemas de saúde

Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A vitamina C é uma das principais a serem consumidas e pode ser obtida facilmente através de frutas e verduras.

A sua carência pode acarretar em uma doença fatal, o escorbuto, que se inicia com inchaços, dores na articulação, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam. Porém se consumida na quantidade correta, irá fortalecer o sistema imune, proteger o organismo de bactérias, prevenir doenças e até mesmo retardar o envelhecimento.

Gripes e resfriados
A ingestão da vitamina C não cura o resfriado e gripe, como muitos dizem, mas reduz os sintomas e a duração da doença, além de impedir que se desenvolva a pneumonia ou outras infecções pulmonares.

Estresse
Hoje em dia, é normal ficar estressado com o dia-a-dia corrido, mas ingerir vitamina C ameniza os efeitos, isso porque a vitamina estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Faz bem a pele
Na vitamina C é encontrado o ácido ascórbico, um excelente antioxidante que combate os radicais livres, previne o envelhecimento das células, reduz as rugas, estimula a produção natural de colágeno. Além de clarear manchas na pele quando usado da forma correta.

Absorve ferro
Esse nutriente aumenta a absorção de ferro, prevenindo a anemia, isso porque a característica antioxidante da vitamina modifica a estrutura química do mineral, facilitando a absorção.

Diminui crescimento de tumores
Além da função antioxidante, a vitamina também apresenta o efeito pró-oxidante, que pode gerar os radicais livres e peróxido de hidrogênio, eliminando as células do tumor.

Evita problemas de visão
A vitamina C combinada com outros minerais pode prevenir a perda de visão causada pela idade.

Previne outros problemas
Pessoas que consomem uma elevada quantia de vitamina C têm menos chances de sofrerem derrames. Além disso, o nutriente ainda baixa os níveis de colesterol e repara as células do organismo, veias, cartilagens, ossos e dentes.
A vitamina C é facilmente encontrada em frutas como: kiwi, limão, tangerina, melancia, laranja, abacaxi, tomate, goiaba e morango. E em verduras como a cenoura, o rabanete, o alho, o pimentão e o orégano.
A suplementação vitamínica só deve ser utilizada sob recomendação médica, a ANVISA limita como consumo máximo seguro a quantia de 1000mg de vitamina C por dia, já que o excesso do nutriente pode provocar diarréia, distúrbios gastrointestinais, aumenta o risco da formação de cálculo renal e aumenta a excreção de ácido úrico.

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