Odontologia

Hábito da higienização bucal deve ser criado desde criança

Ensinar as crianças a escovar os dentes pode ser uma árdua missão para os pais, isso porque os filhos sempre correm, se escondem ou fazem birra quando precisam higienizar a boca. Porém, os pais devem insistir e não se deixarem vencer pela birra, pois a má higienização bucal pode causar cáries e inflamações na gengiva.

A partir dos dois anos de idade, as crianças devem começar a escovar os dentes sozinhas e é nessa fase que serão criados os costumes que eles levarão para o resto da vida, portanto faça desse momento um motivo de alegria para o seu filho, pode ser utilizado bonecos para explicar o processo aos filhos ou outras formas de tornar aquele momento lúdico e divertido.

Como em todas as situações, os pais precisam dar o exemplo, por isso é importante que as crianças sempre vejam seus pais escovando os dentes, usando fio dental e higienizando a língua, após todas as refeições e não apenas quando vai dormir. Se os adultos da casa não têm o hábito da higienização, os filhos também não terão.

Para as crianças que não gostam e choram no momento da escovação, a dica é fazer alguma atividade que o filho gosta após ele escovar os dentes e passar o fio dental, a fim de estimulá-lo com uma recompensa. Mas atenção, nunca assuste a criança contando histórias de monstros da cárie ou dizendo que terão que ir ao dentista e sentirão dor, pois pode provocar um trauma que perdura até a fase adulta.

Não deixe também de frequentemente levar a criança ao dentista, ele saberá te orientar e irá auxiliar a criança na escovação, além de acompanhar o desenvolvimento dentário, evitando problemas futuros.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

5 − dois =