Atividade Física

Pesquisa revela os 5 melhores exercícios para perder a barriga

Um estudo realizado pelo Laboratório de Biomecânica da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revelou os 13 exercícios mais eficientes para perder a barriga. Não dá para errar na malhação agora, né?

O grupo de pesquisadores reuniu cerca de 30 homens e mulheres na faixa etária de 20 a 45 anos que passaram por uma batalha de exercícios e checagem corporal. Os exercícios para perder a barriga realizados durante a pesquisa foram selecionados de maneira aleatória, priorizando os mais comuns dentro das academias.

Os exercícios foram classificados com base na eletromiografia. O exame é feito com um aparelho chamado eletromiógrafo, capaz de gravar e analisar os sinais de ativação dos músculos. Assim, osmovimentos que apontavam mais descarga de sinais eram classificados com eficientes.

Confira cinco dos 13 exercícios mais eficazes para perder a barriga:

  1. Bicicleta no solo
    Para realizar o exercício, deite sob o colchonete, una as pernas e as eleve para o alto (um pouco acima do chão). As pernas devem estar levemente flexionadas e as mãos ficam atrás da cabeça. “Flexione um dos joelhos formando um ângulo de 90 graus e estique a outra perna próxima ao chão. Ao mesmo tempo, leve o cotovelo oposto à perna estendida em direção ao joelho. Em seguida, faça o mesmo movimento com o outro lado”, orienta a professora Ana Paula Oliveira, da Academia Smart Fit (PE). Segundo a professora, o exercício permite trabalhar o músculo abdominal, pois trabalha com a flexão lateral do tronco e aproximação do quadril, favorecendo a ativação dos músculos. “Mantenha uma rotina de exercício de duas a três vezes por semana com progressão de series e repetições e lógico associar a um controle nutricional”, completa Ana Paula. Faça 15 repetições.
  2. Flexão de quadris (na cadeira)
    O exercício trabalha o abdominal por meio da flexão do quadril sobre o tronco. Assim há a concentração da força muscular nos músculos inferiores do abdomen, exercitando-os e tonificando a região. “Hoje existe uma variedade de aparelhos que otimizam o trabalho muscular, tanto para iniciantes em um banco horizontal, como para os mais avançados, suspensos segurados por uma barra”, completa Ana Paula.
  3. Abdominal reverso
    Após deitar no colchonete, deixe os joelhos semiflexionados. “Contraia o abdome, ao mesmo tempo em que eleva o quadril levemente do solo. A pernas fazem movimentos como se estivesse empurrando o teto com a sola dos pés. Retorne lentamente a posição inicial. Os iniciantes podem realizar em dia alternados, até três vezes por semana, em três séries de 15 movimentos”, explica a professora.
  4. Prancha no solo
    Executar a prancha no solo faz com que a musculatura abdominal fique contraída de forma isométrica. “Ou seja, o músculo mantém-se contraído em uma resistência fixa sem causar movimento em uma articulação”, explica Ana Paula.
  5. Tradicional com a perna estendida
    O objetivo dos exercícios abdominais é o fortalecimento dos músculos da parede abdominal. “O abdominal tradicional é um exercício que pode ser associado a diferentes tipos de objetivos. O que irá determinar a melhora do condicionamento físico é a maneira como ele é executado e a combinação com demais exercícios”, explica a professora. Neste caso, o exercício fortalece as pernas, bumbum e claro, o abdome.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

dezenove − 8 =