Atividade Física

5 motivos para praticar Stand Up Paddle

Na maioria das praias é possível ver pessoas com suas pranchas de Stand Up Paddle, a modalidade queridinha dos famosos, que é uma variação do surf em que a pessoa fica em pé e usa os remos para se locomover.

O SUP traz benefícios ao corpo e a mente, e qualquer um pode praticar: de crianças a idosos, homens e mulheres, e até mesmo aqueles que nunca subiram em uma prancha.  Em apenas 1 hora de treino, já é possível pegar os princípios básicos da prática, como remar e se manter equilibrado sobre a prancha.

O exercício é uma excelente opção para aqueles que não gostam de ir à academia, mas que precisam fazer um trabalho cardiovascular. Veja quais são os principais benefícios de se praticar SUP:

Fortalecimento muscular: A remada exige da musculatura peitoral, dorsal e dos braços, já para se manter em pé sobre uma superfície móvel é necessário manter os glúteos, coxas e abdômen contraídos.

Recuperação de lesão: A prática regular além de acelerar a recuperação, ainda previne lesões no tornozelo, quadril e joelho, pois fortalece todas as articulações

Perda de peso: Em uma hora de prática pode-se gastar de 300 a 700 calorias, dependendo da intensidade do exercício.

Melhoria cardiovascular: Quando praticado regularmente, o SUP auxilia na redução da pressão arterial e do colesterol ruim, fazendo com que se sinta mais saudável.

Alívio mental: O contato direto com a natureza e o mar faz com que qualquer pessoa relaxe e alivia todo o estresse sofrido durante a semana.

Mas atenção, para praticar de forma segura é necessário ter a prancha no tamanho correto de acordo com cada um e usar o remo adequado para área: mar, rio ou represa.