Ações Sociais

Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata

Conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, é o principal objetivo da campanha mundial “Novembro Azul”. Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Quando diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de próstata apresenta alta probabilidade de cura. A prevenção deve ser feita anualmente por meio dos exames de toque retal e de sangue (PSA), a partir dos 45 anos de idade — ou 40 anos em caso de histórico familiar.

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens, que está localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen.

SINTOMAS – O câncer de próstata é praticamente silencioso na fase inicial. Por isso, fique atento a sintomas como: dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
A prevenção também inclui manter uma boa qualidade de vida: alimentação saudável, peso corporal adequado, atividades físicas regulares e não fumar.

CAMPANHA – O movimento “Novembro Azul” surgiu na Austrália em 2003 durante as comemorações ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Dois dias antes do Dia Internacional do Homem, comemorado em 19 de novembro.
Quer saber mais informações? O Inca (Instituto Nacional de Câncer) lançou uma cartilha sobre o assunto, disponível no site www.inca.gov.br.
O Grupo Qualidade em Saúde apoia e recomenda a prevenção por meio do cuidado integral da saúde!

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

onze − 7 =