Atividade Física

8 motivos para dançar

Uma boa saída aos que não são adeptos a prática de exercícios físicos é a dança. Além de muito prazerosa, tem uma série de benefícios tanto físicos quanto mentais, é uma ótima aliada do bem-estar, autoestima e saúde.

A prática da dança é válida como atividade física porque protege o corpo de problemas cardíacos e respiratórios, melhora a resistência cardiopulmonar, fortalece os músculos melhorando o poder de sustentação do próprio corpo, além de aprimorar a coordenação motora, devido a suavidade dos movimentos.

Também traz muitos benefícios para a saúde mental ajudando a desinibir os mais tímidos, estimulando relações afetivas e interferindo nas áreas de comportamento, de improviso e de expressão coletiva e individual.

Resumidamente, os benefícios da dança são:

Ajuda a fazer novas amizades – Une pessoas com um objetivo em comum

Alivia o estresse – A dança relaxa a musculatura e reduz a tensão do dia a dia

Controla a ansiedade – A atividade acalma e tranquiliza

Diminui a timidez – Melhora a capacidade de se expressar em público

Turbina a capacidade sanguínea – A dança aumenta o fluxo sanguíneo devido ao aumento dos batimentos, melhorando a capacidade respiratória

Queima calorias – Como toda atividade física proporciona a queima de calorias

Melhora a flexibilidade – Desenvolve a consciência ergonômica

Tonifica os músculos – Os movimentos estimulam o desenvolvimento de diversos músculos, como os das pernas, glúteos e barriga.

A única contraindicação para a prática da dança é em caso de problemas articulares. Dançar algumas horas por semana, melhora o condicionamento físico a níveis proporcionais ao de quem pratica musculação.

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