Atividade Física

8 motivos para começar a correr

Qualquer atividade física quando pratica de maneira correta traz vários benefícios à saúde, com a corrida não poderia ser diferente. A modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos e as vantagens vão além da perda de peso e definição muscular.

Pode ser praticada na rua ou na esteira, sozinho ou em grupo, seja como for a maneira escolhida, os benefícios serão adquiridos desde que praticado regularmente:

1) Emagrece: A corrida exige o trabalho de grandes grupos musculares e quanto mais tempo correr, maior vai ser a liberação de hormônios que agem para que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Até duas horas após a corrida, o corpo continua promovendo gastos energéticos.

2) Fortalece os músculos: Diminui e controla a gordura corporal, reduz a flacidez e promove a tonificação muscular.

3) Protege o coração: O exercício controla o nível de lipídios no organismo e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

4) Bem-estar: A prática regular da atividade aumenta o nível da dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer. Com isso, a corrida é uma forte aliada no combate a TPM e ao estresse do dia-a-dia.

5) Acelera o metabolismo: A corrida aumenta a produção e secreção de hormônios tiroidianos, essencial para o controle do metabolismo.

6) Fortalece os ossos: O impacto provocado pela corrida aumenta a resistência dos ossos, porém é necessário utilizar o calçado adequado.

7) Estimula o foco: É necessário estar concentrado, a corrida estimula o raciocínio e a memória.

8) Combate doenças: A corrida melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose.

Mas lembre-se, a orientação de um profissional, a escolha adequada do calçado e uma boa hidratação são fundamentais para evitar lesões e aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pela modalidade.

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