Odontologia

Periodontia

Saúde bucal não se resume apenas aos dentes: a falta de cuidados integrais com a boca pode influenciar negativamente os processos envolvidos e provocar complicações. Esse é o caso da periodontite, uma doença que afeta a estrutura de suporte dos dentes, sendo o quadro mais avançado da gengivite. Muito comum na Melhor Idade, ela surge normalmente por conta do acúmulo de tártaro, que se forma a partir das placas bacterianas, resultado de uma má higienização.

Além dos sintomas iniciais da gengivite, como o sangramento e a retração gengival, na periodontite o principal indício é o surgimento da bolsa periodontal, um espaço entre o dente e a gengiva que indica a perda das estruturas ao redor do dente. É importante atentar-se também para outras alterações na boca, como a mobilidade, inchaço e retenções de alimento, que podem indicar o problema. Por se tratar de uma doença silenciosa, é necessário estar atento aos sinais e procurar um especialista no assunto.

E é aí que entra a periodontia, a especialidade odontológica responsável por prevenir e tratar doenças que acometem estes tecidos de sustentação. O profissional especialista irá orientar para a prevenção, que deve ser feita em casa por meio da higienização bucal com escova e fio dental, e pelo dentista, que irá realizar limpezas periodicamente.

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana por meio da raspagem das raízes dos dentes. Quando a placa evolui para tártaro e os instrumentos não alcançam toda a área da raiz comprometida, processos cirúrgicos são indicados para facilitar o acesso. Se tratadas a tempo, as consequências da doença periodontal são apenas estéticas (como o deslocamento na posição do dente e retração gengival acentuada). No entanto, sem o tratamento adequado, elas podem provocar a perda total do dente.

Por isso é tão importante prevenir e tratar as doenças periodontais com um dentista especializado: o periodontista. É ele quem irá diagnosticar e garantir a saúde integral do seu organismo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

dezoito + 9 =