Viver mais, mas com saúde. – Grupo Qualidade em Saúde
Atividade Física

Viver mais, mas com saúde.

Os benefícios e a importância da Atividade Física para a Melhor idade.

Estamos vivendo cada vez mais. Dados do último censo do IBGE de 2016 afirmam que a expectativa de vida do brasileiro é agora de 75,8 anos. Com ela, cresce a população de idosos no país. Estima-se que até 2025 ela irá corresponder a 12,2% da população.

Se por um lado o mundo moderno nos possibilita mais tempo de vida, por outro tem nos deixado mais preguiçosos, estáticos, negligentes com nossa saúde.

Tecnologias, telas, acesso aos meios de transporte, séries de TV, enfim, diversos fatores colaboram para cultivarmos uma vida sedentária e com ela seus prejuízos, conforme relata o Fisioterapeuta Francis Nassar “… o envelhecimento associado a uma vida sem movimento pode prejudicar a saúde, como a diminuição da densidade óssea e aumento da probabilidade de osteoporose e fraturas… as articulações ficam mais rígidas, impactando mobilidade articular… outro ponto são as alterações musculares, envolvendo encurtamento… Com tudo isso, existe a perda de coordenação motora, conseqüentemente do equilíbrio, aumentando riscos de lesões…”

Logo, se alcançar a maturidade dos anos é cada vez mais comum, ainda existem desafios neste longo percurso, o principal deles: conquistar um estado de saúde mais pleno e equilibrado diante das inúmeras transformações que o tempo promove.

“A Atividade Física de forma geral vai ajudar o sistema músculo esquelético melhorando coordenação, equilíbrio e prevenindo quedas, retardando o máximo possível as perdas naturais do processo de envelhecimento.” esclarece Francis.

É neste contexto que a Atividade Física desempenha papel fundamental, uma oportunidade para conquistas de bem estar, vitalidade e disposição, capaz de vencer o perfil estereotipado de um idoso rabugento, cansado, somente a espera do fim dos seus dias. Um caminho para redescoberta das inúmeras possibilidade ainda vivas, só esperando o primeiro passo.

Os Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade

Em primeiro lugar, de forma sistêmica, ela vai promover o bem estar geral, impactando positivamente a qualidade de vida, trazendo maior independência, integrando tanto os aspectos físicos quanto emocionais.

Os benefícios variam de acordo ao tipo de atividade física.

“Caminhadas ajudam a acelerar o metabolismo. A Musculação fortalece e ajuda a recuperar movimentos, trabalhar membros inferiores e superiores…” nos explica Leandro Dantas da Silva, pós graduado em Fisiologia do Exercício e Personal Trainer.

É amplamente reconhecido que a atividade física promove uma evolução sobre pilares estruturais da saúde, desde uma maior capacidade de mobilidade, o controle da pressão, a melhora da capacidade cardiovascular, respiratória, conseqüentemente a prevenção e menor risco de inúmeras doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

“Os exercícios também devem ser relaxantes, capazes de minimizar o stress e as ansiedades…” completa Leandro.

Para muitos o desfio continua sendo o mesmo: começar. Seguir de fato as recomendações padrões que estamos cansados de ouvir, mas que a partir de uma determinada idade, não podem mais ser ignoradas.

Mexer o corpo e a mente é uma necessidade fundamental, que traz como desafio justamente a incorporação da sua prática na rotina. Pessoas que muitas vezes passaram anos sem realizar nenhum tipo de atividade física, terão mais dificuldades de adesão.

Para vencer a natural resistência, as vezes o suporte de um profissional especializado pode ser a solução. Leandro busca no seu histórico um caminho “Gosto de trabalhar de forma mais lúdica, integrada, aliando um trabalho cárdio com exercícios respiratórios”

Ao falar em Qualidade de vida para melhor idade, devemos ter a clareza de que isso significa promover um estado de saúde longe das doenças, uma vida ativa, de disposição para o trabalho e lazer, capacidade de mobilidade, autonomia e lucidez. A atividade física colaborará de forma sistêmica para promoção de todos estes potenciais benefícios.

“Os benefícios são diversos, faz com que o idoso tenha uma perda menor de massa magra, mais qualidade de vida nessa fase…”

É indiscutível e urgente consolidar essa verdade como uma aliada essencial das pessoas que alcançam a maturidade, nessa fase natural de desgaste, tendências de declínio físico e cognitivo, a atividade física vai promover benefícios múltiplos, que o fisioterapeuta Nassar reforça “… manter-se ativo também promove o beneficio emocional, ao trabalhar em grupo, ocupando a cabeça do idoso e sua interação social, também existe o beneficio hormonal, liberação de substâncias importantes para o bem estar como adrenalina, noradrenalina, endorfina, que vão trazer benefícios para rotina diária…”.

Por tudo isso, vale a pena insistir, tomando os cuidados necessários como alerta Leandro “…devemos tomar alguns cuidados, desde os fisiológicos como pressão, freqüência, intensidade, ritmo, entre algumas variáveis, como aspectos do ambiente, como pisos e materiais…”

Conselhos anotados, mexer-se é o natural, não deve ser um manual complexo. Se não tiver condições de um acompanhamento especializado, e nenhuma contra indicação médica, uma caminhada, no seu ritmo, de 15 a 30 minutos pode ser um bom começo. Ir gradativamente ganhando fôlego, mais força, passo a passo, mais qualidade de vida.

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