Ligue: (11) 2371-6576 | (11) 2371-6560 contato@qualidadeemsaude.com.br

Social

O Grupo Qualidade em Saúde tem no empreendedorismo social um dos seus pilares mais elevados e consistentes. Ajudar profissionais da saúde a se conectarem com suas comunidades além da relação profissional. E a partir desse ponto, construirem pontes cada vez mais sólidas e duradouras. Realizamos ao longo do ano diversas ações sociais por todo Brasil, integrando nossos membros na maior comunidade do bem da odontologia do país.

CAMPANHA NACIONAL CHECK-UP KIDS

Esta grande ação social percorre o país, sempre no mês de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção na saúde bucal desde a infância. Este movimento social promovido pelo grupo, que reúne exames preventivos e orientações, acontece simultaneamente todos os anos em diversas capitais brasileiras, são mais de 1.000 voluntários, entre dentistas e colaboradores realizando atendimentos gratuitos a crianças de todas as idades.

Durante a infância os pais devem estar atentos aos cuidados com a saúde bucal de seus filhos, pois é nesta fase, onde a dentição está se formando, que pode-se garantir um futuro saudável, com menos doenças e mais qualidade de vida. Através de um acompanhamento constante de um dentista e exames periódicos, pode-se reduzir drasticamente o aparecimento de doenças como cárie, ou, caso apareça, que possa ser tratado rapidamente, evitando problemas mais graves no futuro. Em 3 anos de campanha já foram impactadas mais de 5.000 crianças em todo o país.

Os dentistas voluntários realizam ainda a arrecadação e doação de brinquedos a crianças carentes de suas cidades, levando mais sorriso e alegria a quem necessita.

CAMPANHA NACIONAL CHECK-UP GESTANTE

Durante a gravidez os cuidados com a saúde e alimentação devem ser redobrados e com os dentes não deve ser diferente. Para conscientizar as gestantes de todo o país sobre a importância da prevenção na saúde bucal nesta fase da vida, o Grupo Qualidade em Saúde realiza, durante o mês de maio, a maior ação social de conscientização da mulher gestante no país, a Campanha Nacional Check-up Gestantes.

A Campanha têm o objetivo de orientar as futuras mães sobre os cuidados necessários para se manter a saúde bucal durante a gestação, além de mostrar a importância da saúde bucal para os bebês. O acompanhamento odontológico durante o período gestacional é de extrema importância, pois o dentista irá orientar a paciente a respeito de todas as alterações que podem ocorrer em sua saúde bucal e tomar medidas preventivas para evitar futuros problemas, pois durante o período de gestação, o organismo passa por diversas alterações que, em alguns casos, levam ao aparecimento de problemas como a gengivite e a cárie e estes, em seus estágios mais graves, podem afetar o bebê e levar a problemas como baixo peso ou até mesmo partos prematuros. A prevenção destas infecções também auxilia no controle à diabetes, que pode ser agravada neste período, por isso o acompanhamento contínuo de um dentista é primordial.

CAMPANHA NACIONAL CHECK-UP MELHOR IDADE

Para conscientizar os idosos de todo o país sobre a importância da prevenção na saúde bucal, o Grupo Qualidade em Saúde realiza, no mês de março, a Campanha Nacional Check-up Melhor Idade. São ações direcionadas à população carente desta faixa etária e realizadas em asilos, praças públicas, casas de repouso, entre outros, por nossos dentistas voluntários.

Durante a melhor idade os cuidados com a saúde, alimentação e atividade física devem ser realizados com atenção para a garantia da qualidade de vida, e com os dentes não deve ser diferente. Com esta ação buscamos orientar sobre os cuidados necessários para se manter a saúde bucal durante esta fase da vida, além de mostrar sua importância para a saúde do corpo em geral.

Doenças bucais não tratadas podem levar a infecções graves e agravar doenças como a diabetes por isso o acompanhamento odontológico para as pessoas com mais de 60 anos é de extrema importância, desta maneira o dentista irá orientar o paciente a respeito de todas as alterações que podem ocorrer em sua saúde bucal e tomar medidas preventivas para evitar futuros problemas.

CAMPANHA NACIONAL CHECK-UP CONTRA O CÂNCER BUCAL

No Brasil o Câncer Bucal é pouco conhecido e por isso infelizmente costuma ser diagnosticado tardiamente. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 15 mil novos casos de câncer bucal são registrados por ano, levando a mais de 4 mil mortes. O Brasil já tem a 3ª maior incidência de câncer bucal do mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia.

Os hábitos de fumar e beber são as principais causas do câncer bucal. As bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, quando associadas ao tabagismo podem aumentar em até 4 (quatro) vezes o risco de seu desenvolvimento. Outros fatores que podem levar à doença são o pouco cuidado com a saúde bucal, alimentação pobre em legumes e verduras e alguns fatores genéticos.

Por este motivo realizamos, no mês de agosto, a Campanha Nacional contra o Câncer Bucal, onde os dentistas voluntários de todo o Brasil participam de ações com palestras de conscientização e exames preventivos, levando à população orientações sobre como evitar este tipo de câncer.

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A MONONUCLEOSE E HPV

O Carnaval, a festa mais popular do Brasil, é um período de muita alegria e divertimento onde a população, em sua maioria jovem, sai às ruas e desfruta de quatro dias de celebração. Esta grande festa esconde uma grave e oculta ameaça, o vírus HPV. Uma doença silenciosa que muitas vezes não se manifesta pelo corpo mas pode se tornar fatal.

Além do HPV, durante esta época aumenta também a transmissão do vírus Epstein-Barr, responsável pela Mononucleose, ou doença do beijo, que provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas. O vírus também pode ser contraído através de objetos contaminados e transmissão de sangue contaminado.

A prevenção é a forma mais eficiente para evitar o vírus HPV e o Epstein-Barr, responsável pela Mononucleose, por isso promovemos em todo o Brasil a Campanha Carnaval Boca Saudável, com ações de conscientização em todo o país. Nosso objetivo é divulgar à população a importância dos cuidados com a saúde bucal para evitar doenças sistêmicas provocadas por problemas bucais, informações estas ainda desconhecidas pela sua grande maioria.