Falta de planejamento é um dos principais problemas do empreendedor

De acordo com dados do Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida.

A falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros é uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil. De acordo com dados do Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida.

Por isso, para que um novo empreendedor obtenha sucesso é preciso seguir alguns cuidados quando o assunto é a vida financeira do novo negócio. Antonio De Julio, especialista em desenvolvimento pessoal e financeiro do programa Moneyfit, explica que “o futuro empreendedor precisa ter duas reservas financeiras distintas: a primeira pode ser chamada de ‘bote salva-vidas pessoal’ que deverá estar reservada apenas para ser usada caso o negócio dê errado”.

De acordo com o especialista, essa reserva vai atender as necessidades básicas de uma pessoa e impedirá que a pessoa “quebre” caso tenha que abandonar o seu negócio.

Outro ponto fundamental para empreendedor é a definição de estratégias para que a própria empresa tenha uma reserva financeira de um ano no mínimo. “Essa segunda reserva que um empreendedor deve ter e que muitas vezes é esquecida na hora do planejamento, é a reserva de fluxo de caixa, que vai manter a empresa funcionando enquanto ela não conseguir lucrar o suficiente para suprir todas as despesas. Essa reserva também deve levar em conta as necessidades de sustento do(s) empreendedor(es).

Analisar os riscos

“Em relação à análise de risco, o empreendedor tem que ter a missão de separar o “emocional” do “racional”, para realmente saber se está investindo seu tempo e dinheiro de forma correta. O segredo é saber o que fazer se der errado. Por mais que tenha planejamento, não temos controle total da situação”, destaca Antonio De Julio.

Entender que não temos controle total da situação e que imprevistos podem surgir é um dos primeiros passos para evitar surpresas desagradáveis e se preparar para superá-las.

Antonio De Julio alerta que “se o controle financeiro pessoal é importante para os momentos de turbulência nas nossas vidas, o controle financeiro da empresa com certeza é muito mais importante”.

Veja abaixo os principais erros que um empreendedor deve evitar:

  1. Agir mais com o emocional do que com a razão e pular algumas etapas importantes, como o planejamento de risco, se algo der errado.
  2. Partir para o “tudo ou nada”, associar sentimentos como a “fé” na hora de abrir uma empresa.
  3. Não conhecer os aspectos legais da empresa ou do ramo que vai atuar, principalmente no que envolve alvarás e licenças de funcionamento.
  4. Associar sentimentos à empresa, tratar ela como se fosse “um filho” e não saber como conduzir o barco corretamente.
  5. Deixar de estudar profundamente o ramo de atividade e espaço no mercado brasileiro que está querendo atuar.
  6. Deixar de fazer as duas reservas do “bote salva-vidas” e a de Fluxo de Caixa.

5 dicas para impulsionar a página da sua clínica no Facebook

Dicas rápidas e fáceis para atrair seus primeiros amigos na página de sua clínica no Facebook.

Em meu último texto publiquei um passo a passo de como abrir a página de sua clínica no Facebook. Como foram? Estão abrindo suas páginas e iniciando as estratégias nas redes sociais? Espero que sim!!!

Agora, após ter a página aberta e já com alguns posts publicados, chegou a hora de atrair seus primeiros fãs usando, principalmente, seu Perfil Pessoal. Quantos mais amigos você tiver, melhor.

Seguem 5 dicas iniciais para iniciar o seu trabalho.

  1. Poste em seu mural pessoal o link da página da sua clínica solicitando que seus amigos conheçam dizendo: “Curta a página da Clínica XPTO e conheça mais um pouco sobre nosso trabalho! www.facebook.com/clinicaxpto”
  2. Usando seu perfil pessoal, compartilhe as postagens da página da sua clínica.

Na página da clínica você pode compartilhar como seu perfil pessoal. Logo abaixo do post há um botão “curtindo e comentando como”, basta colocar como pessoal, curtir e compartilhar os conteúdos que você postou. Desta maneira seus amigos verão que compartilhou informações de uma página mas não saberão que é sua.

  1. Sempre adicione novos amigos

Se ainda não faz, comece a adicionar as pessoas que estejam ligadas aos seus amigos, que o Facebook recomenda como “pessoas que talvez você conheça“. Assim você conseguirá aumentar sua base de amigos da página pessoal para depois expor a página de sua clínica.

  1. Recomende a página de sua clínica

Recomende a página no máximo de 1 a 2 vezes por semana (para não ser tratado como Spam) e peça aos seus amigos mais próximos para compartilharem.

  1. Atualize a página de sua clínica regularmente

Uma das principais estratégias para crescer continuamente a sua página é publicar conteúdos interessantes e de qualidade com regularidade, se possível com pelo menos uma atualização por dia. Melhor ainda se este conteúdo utilizar, além de textos, imagens e vídeos.

Prontos para começarem as estratégias de crescimento nas redes sociais?

Como um pequeno impulso é sempre bom lembrar que hoje aproximadamente 90 milhões de pessoas acessam o Facebook todo mês no Brasil. Provavelmente seus pacientes, os amigos deles e aqueles novos pacientes que você queria ter na clínica também estão lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *