Como criar a página da sua clínica no Facebook

Estar presente nesta rede social é um passo a mais para se diferenciar de seus concorrentes e aparecer para milhares de pessoas.

O Facebook hoje é uma ferramenta muito forte quando pensamos em divulgação de marca e serviços que prestamos. Estar presente nesta rede social é um passo a mais para se diferenciar de seus concorrentes e aparecer para milhares de pessoas.

Segundo dados recentes, o Facebook possui 89 milhões de brasileiros que acessam o site todos os meses, isso são aproximadamente 8 em cada 10 internautas no Brasil, e mais impressionante ainda é que o Facebook é acessado diariamente por cerca de 59 milhões de pessoas.

Essa é uma grande oportunidade de novas pessoas conhecerem sua clínica não acha? Então é a hora de entrar em ação e aproveitar a gigantesca visibilidade que esta rede pode oferecer.

Vou mostrar a você, passo a passo, como criar a página de sua clínica no Facebook. Você verá que é muito fácil e que em poucos minutos ela estará pronta.

Passo 1 – Criando a página

Acesse o endereço https://www.facebook.com/pages/create.php e escolha uma classificação que define o que sua fanpage irá tratar. Para uma clínica ou consultório odontológico o ideal é escolher “Empresa, Organização ou Instituição”.

Depois disso escolha uma categoria, que sugiro ser Saúde/Beleza e adicione o nome de sua clínica. Após isso, clique para concordar com os termos e condições do Facebook e em “Começar”. É importante saber que esta categoria e nome não poderão ser alterados depois de criados, portanto tenha certeza do que está inserindo.

Passo 2 – Criando uma conta no Facebook

Você pode usar sua própria conta pessoal ou clicar em “Eu não tenho uma conta no Facebook”, mesmo que já tenha uma conta pessoal, e abrir sua fanpage independente. Caso faça isso, depois de aberta a conta você poderá selecionar seu perfil pessoal como administrador. Para criar a conta é só adicionar seu e-mail, criar uma senha, inserir sua data de nascimento, o código da imagem de segurança, aceitar os termos de uso e clicar em “Entre já!”. O Facebook irá te enviar um e-mail com um link para você clicar e liberar sua conta.

Passo 3 – Configurando as informações

Nesta parte você começará fazendo o upload da foto principal de sua página. Minha sugestão é adicionar a marca de sua clínica. Depois adicione a descricão de sua clínica com algumas informações básicas sobre os seus serviços principais, qual o seu foco. Você também pode adicionar o site da clínica se tiver.

Passo 4 – Conhecendo o Painel Administrativo

Esta é a área onde você poderá encontrar todas as informações e vários recursos e opções para melhorar e monitorar sua página. Em “Editar Página”
no canto superior direito você pode adicionar informações mais detalhadas sobre sua clínica. Você pode também inserir alguma outra pessoa de sua clínica para ser administrador de sua fanpage, para, por exemplo, responder a comentários e mensagens.

Existem outras ferramentas disponíveis nesta área como “Criar Público” que irei tratar em artigos futuros, pois o mais importante agora quando a página está criada é o próximo passo.

Passo 5 – Como adicionar conteúdo

Primeiro clique em “Adicione uma Capa” para inserir a imagem que será exibida no topo da sua fanpage. A imagem é horizontal, portanto é importante pensar em algo que tenha visualização neste formato. Minha dica é para usar uma foto que transpareça bem-estar, com pessoas sorrindo e felizes.
Ao postar suas mensagens, sempre adicione também imagens, porém lembre-se que ninguém deseja ver tratamentos lá, isso é para as revistas odontológicas. Se for publicar uma notícia sobre implante coloque uma foto de pessoas mais idosas sorrindo e não o implante, se for falar de periodontia não coloque o estado ruim da doença e sim como ficará (sorriso) após um tratamento. Lembre-se que sua página foi feita para atrair pacientes e não para seus colegas dentistas verem os procedimentos realizados na clínica.

Tente diversificar as postagens pensando nos diferentes públicos que deseja atingir, assim conseguirá uma abrangência e diversidade muito maiores em sua divulgação.

Após iniciar suas postagens não se esqueça de monitorar como as pessoas estão interagindo com elas no seu Painel Administrativo, ele irá te dar informações importantes. Se uma postagem atingiu um número grande fãs, tente inserir uma nova evoluindo no mesmo assunto. E não se esqueça também de responder aos comentários. Você está agora em uma rede social e a premissa é de que é uma conversa de ambos os lados e ignorar seus fãs pode ser o primeiro passo para a desconstrução de sua página.

Simples não!? Aproveite o que o Facebook pode proporcionar à sua clínica.

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