O que é e como prevenir a sensibilidade dentária – Grupo Qualidade em Saúde
Odontologia

O que é e como prevenir a sensibilidade dentária

A hipersensibilidade nos dentes geralmente causada pela corrosão do esmalte dentário provoca dores ao ingerir alguns alimentos ácidos ou doces, e quando expostos a temperaturas extremas.

O desgaste no esmalte dos dentes pode ocorrer através de diversos fatores, entre eles a escovação incorreta dos dentes, problemas gengivais, bruxismo, além de consequências de tratamentos, como uso de aparelho ortodôntico, clareamento ou restauração mal feita.

A análise de um dentista é fundamental para indicar o tratamento mais adequado, podendo ser cirurgias gengivais, tratamento a laser, aplicação de verniz e gel com flúor para fortalecer a superfície dentária.

Bons hábitos diários podem prevenir a sensibilidade, como:

Ter uma boa higiene bucal, usando uma escova com cerdas ultramacias e escovando os dentes de maneira correta e sem aplicar muita força, fazer uso de fio dental diariamente, priorizar creme dental e enxaguante bucal com flúor, e sempre que houver alguma anormalidade com os dentes ou gengivas, como o bruxismo, procurar imediatamente um profissional para tratamento.

Outras causas menos comuns também podem existir, como alterações hormonais. Ao sentir os primeiros sintomas da sensibilidade, procure um dentista para tratamento, a fim de evitar outras complicações.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

2 × 5 =