Implantes dentários são utilizados para substituir as dentaduras – Grupo Qualidade em Saúde
Odontologia

Implantes dentários são utilizados para substituir as dentaduras

Até um tempo atrás só era possível substituir um dente perdido com o uso de dentaduras, mas hoje em dia já é possível fazer implantes dentários sem a necessidade de mexer nos dentes ao lado.

Os implantes são suportes ou estruturas de metais posicionados no osso maxilar substituindo as raízes dentárias, nesta estrutra é colocado um dente artificial. A prótese deixa o sorriso mais natural e o paciente mais confortável do que as pontes ou dentaduras artificiais, pois além de não serem doloridos, ainda não é necessário desgastar nenhum dente natural ao redor, como é feito em pontes fixas convencionais.

Para receber um implante é necessário antes passar por exames clínicos e de imagem. “O ideal para o tratamento de implante dentário é sempre o cirurgião-dentista solicitar a tomografia computadorizada, pois esse exame é muito mais preciso do que os outros”, explica o cirurgião-dentista Dr. Pedro Augusto Dias Lima. O paciente precisa ter a gengiva saudável e ter ossos adequados para aguentar a sustentação.

Feito os exames, o paciente tem que passar por uma cirurgia para a instalação do implante, já a instalação da coroa dentária pode ser feita no mesmo dia ou em um prazo de até 6 meses, dependendo do caso clínico.

As próteses unitárias ou múltiplas podem ser aparafusada, quando pode ser removida a qualquer momento para limpeza e manutenção, ou cimentada, quando é fixa e deve ser mantida da mesma forma que uma prótese cimentada sobre um dente natural.

Após a instalação do implante e da coroa, o seu dentista irá te passar algumas recomendações que devem ser seguidas rigorosamente. O Dr. Pedro Lima diz que as medidas mais importantes no período pós-operatório são:

  • Ingerir todas as medicações nos horários corretos prescritos pelo dentista;
  • Fazer o repouso pelo tempo que for determinado;
  • Não se expor ao Sol durante a recuperação cirúrgica;
  • Evitar alimentos quentes e duros nos primeiros dias;
  • Colocar gelo no local externo pelas 48 horas seguintes à cirurgia;
  • Não fazer esforço físico pelo período indicado pelo seu dentista;
  • Entrar em contato com o seu dentista caso haja sangramento ou dores.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

doze + 8 =