Medicina

Dicas para uma limpeza de pele caseira

Parece um carma: bem no dia em que você tem aquela festa super esperada acorda com o rosto cheio de cravinhos. Não dá tempo de correr para o esteticista, e a tentação de espremê-los para “limpar” o rosto de algum jeito é enorme.

Conversamos com uma especialista que deu dicas de como fazer uma limpeza de pele caseira, mas ela avisa: o ideal é procurar um bom profissional. “O médico diz no que pode mexer e no que não pode. No caso de espinhas e pontos inflamados, é melhor procurar um dermatologista, porque isso significa que ali tem bactéria”, explica Regina Cohen, esteticista com especialização na área de estética e cosmetologia.

A regra básica então é: não pode mexer em regiões com inflamação, ou seja, aqueles pontos avermelhados e com espinhas. Mas se você tiver apenas aqueles pontinhos pretos, sem inflamação, pode utilizar a receita abaixo para fazer uma limpeza de pele em casa mesmo.

Não dá para fazer sempre, porque mexer demais também estimula a atividade das glândulas sebáceas. “O mais importante é higienizar todo dia, usar um bom secativo, e procurar um médico se tiver inflamação”, aconselha Regina.

Receita: Limpeza de pele caseira

Para se livrar dos pontinhos pretos (que geralmente aparecem no T central, aquela região do rosto que engloba testa, nariz e queixo), você vai precisar de:

  • •camomila
  • uma vasilha
  • uma toalha de rosto
  • algodão
  • loção tônica ou água mineral
  • máscara secativa
  • sabonete

A melhor hora para fazer essa limpeza é depois do banho, quando os poros da pele ficam mais abertos.

  1. Molhe uma toalha em uma infusão de camomila.
  2. Faça uma “cabaninha” com a toalha sobre o rosto, deixando-o no calorzinho até sentir que a pele “respirou”. “Só não pode deixar muito tempo porque o calor também estimula as glândulas sebáceas”, indica Regina.
  3. Depois de deixar o rosto no vapor, pegue um pedaço de algodão e molhe-o com água mineral ou com alguma loção tônica que você costuma usar.
  4. Com o algodão envolvendo seus dedos, esprema delicadamente o cravo até tirá-lo por inteiro. Dica: se a região da pele com os cravos estiver muito endurecida, não mexa. Ao apertar, você pode acabar marcando a pele e fazendo manchas.
  5. Lave o rosto com água e sabonete. “O sebo está cheio de bactéria, e se não tirar e limpar tudo aí é que a pele fica infectada mesmo”, adverte Regina
  6. Depois de lavar, a esteticista recomenda que se faça uma máscara de creme, dessas que já são vendidas prontas. “O melhor é usar máscaras para peles oleosas, porque além de anti-sépticas elas também possuem substâncias secativas”.
  7. Fique com a máscara pelo tempo indicado na embalagem e depois lave o rosto.

Pronto! Você acabou de fazer uma limpeza de pele caseira!

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

2 × três =