Medicina

Os sintomas e tratamentos para cada tipo de TPM

A grande maioria das mulheres durante uma semana por mês sofrem com a chamada TPM, a Tensão Pré-Menstrual, essa fase temida pelos homens se caracteriza por um conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

A TPM pode aparecer em diferentes graus e os sintomas variam de acordo com cada mulher, podendo atingi-lás socialmente, psicologicamente ou fisiologicamente. Para definir cada tipo de sinais apresentados, a medicina definiu a TPM em 5 categorias diferentes, elas são:

TPM A: A queda do hormônio estrogênio e maior liberação de adrenalina e cortisol, contribuem para o estresse. Os principais sintomas dessa categoria são: ansiedade, tensão, dificuldade para dormir, irritabilidade e alterações de humor.
A melhor maneira de combater a TPM desse tipo é praticando exercícios físicos e mantendo uma dieta equilibrada. Em casos mais graves, o médico poderá recomendar medicamentos para amenizar os sintomas.

TPM C: Essa categoria está relacionada a vontade de comer doces, salgados, comidas diferentes e até mesmo a dores de cabeça. Para combater toda essa vontade compulsiva de comer, é recomendado manter uma dieta equilibrada e rica em ômega 3. Já para amenizar as dores de cabeça, apenas medicamentos farão efeito.

TPM D: A redução de serotonina e as oscilações hormonais podem deixar a mulher mais depressiva, raivosa, sem concentração, com baixa autoestima e com lapsos de memória. Se os sintomas forem graves, pode ser receitado o uso de antidepressivos, porém normalmente, podem ser controlados com a prática de atividade, uma alimentação balanceada e cessão de vícios.

TPM H: Está relacionada a retenção de líquidos e suas consequências, como: ganho de peso, inchaço abdominal, sensibilidade e inchaço nas mamas, mãos e pés. Para evitar a retenção, é recomendado evitar o consumo de sal e cafeína.

TPM O: Nessa categoria se encontra os sintomas menos comuns, que são: alteração nos hábitos intestinais, aumento da frequência urinar, fogachos, aumento da sudorese, dores generalizadas , reações alérgicas e infecções do trato respiratório. Já nessa categoria, o médico poderá receitar um medicamento hormonal.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

quinze − 11 =