Atividade Física

Prática de pilates aumenta chances de ter parto normal

O pilates é uma excelente modalidade de exercício para a reabilitação postural, alongamento muscular e melhoria no condicionamento físico. Mas os benefícios oferecidos pelo pilates vão além, sendo um forte aliado das grávidas.

Nas gestantes, os exercícios são voltados para fortalecer a musculatura do pélvico e para consciência corporal, que irá auxiliar na hora do parto, caso seja normal. Durante a gestação é comum que os músculos abdominais e do assoalho pélvico enfraqueçam, pois se distendem para acomodar o bebê, mas quando ficam muito fracos podem causar problemas como incontinência urinária e dores nas costas.

Para trabalhar a região das costas, a estabilidade, o alinhamento do quadril e fortalecimento dos braços, o pilates voltado para gestante é feito normalmente com o auxílio da bola suíça e o quadro de molas. Mas claro que o profissional deve ser especializado em atender as gestantes e passar exercícios que não irão ser prejudiciais ou desconfortáveis.

Os benefícios proporcionados pela prática do pilates para as gestantes são:

  • Ajuda a sustentar o peso da barriga;
  • Combate o inchaço;
  • Facilita o parto normal;
  • Reduz o risco de incontinência urinária;
  • Diminui as dores e desconfortos nas costas e pernas;
  • Controla o peso;
  • Aumenta o condicionamento físico;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a oxigenação do bebê.

Se a mãe e o bebê são saudáveis e tem a liberação médica para praticar pilates, procure por um profissional que tenha experiência em atender gestantes e que te acompanhe. O pilates praticamente não oferece riscos às grávidas, mas ainda assim é preciso ter cuidado e liberação médica.

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