Nutrição

Uma alimentação completa em nutrientes pode evitar doenças em idosos

A idade nos traz algumas mudanças no corpo e na terceira idade é de extrema importância tomar todos os cuidados possíveis para evitar doenças e complicações.

O problema é que o metabolismo fica mais lento e o corpo começa a ter dificuldade na absorção de nutrientes que são fundamentais para prevenir problemas de ossos e músculos frágeis.

Veja quais são os principais nutrientes e vitaminas que devem estar presente na alimentação do idoso:

Zinco: Mineral importante para reforçar a imunidade, além de ter ação antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células.

Cálcio: Essencial para prevenir doenças como osteoporose e osteopenia e ainda mantêm a saúde cardíaca e cerebral.

Vitamina D: Vitamina responsável pela absorção do cálcio, mas deve ter cuidado, o excesso pode causar problemas à saúde.

Fibra: Os idosos costumam ter prisão do ventre, por isso a importância de consumir alimentos ricos em fibras, além de ingerir muita água.

Potássio: Este mineral reduz o risco de hipertensão arterial e derrame, além de combater a prisão de ventre.

Ômega-3: Previne doenças como o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e concentração.

Antioxidantes: Os radicais livres são formados a todo tempo e lesionam as células, os alimentos antioxidantes combatem essas lesões e ainda diminuem o risco de doenças oftalmológica como a catarata.

Vitaminas do complexo B: Fortalecem o sistema imunológico e mantém o cérebro saudável.

Ainda para se manter saudável é indicado praticar exercícios físicos, comer a cada 3 horas, mastigar com calma e ingerir muita água.

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