Odontologia

Em boca saudável gengivite não entra!

Sua gengiva apresenta uma cor mais avermelhada ou arroxeada do que o normal? Sangra com facilidade durante a escovação ou ao usar o fio dental? Se a resposta for sim, você pode estar sofrendo de gengivite, uma inflamação e infecção na gengiva.

A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, que pode progredir para problemas mais sérios, inclusive levando à perda dos dentes. Isso porque ela causa alterações nos tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva, ligamentos e osso alveolar.

De acordo com especialistas do Grupo Qualidade em Saúde, existem inúmeras causas para o surgimento da gengivite. Pode ser ocasionada por fatores como má alimentação, higiene bucal inadequada, alguns medicamentos e doenças sistêmicas – como diabetes, enfermidades cardíacas e câncer.

Pessoas na terceira idade, com imunidade baixa, boca seca ou que apresentem mudanças hormonais (como gravidez, menopausa e outras) estão mais suscetíveis à gengivite. Além disso, aparelhos bucais mal encaixados ou com limpeza inadequada também podem causar a doença.

Cuide da sua saúde bucal com uma boa higiene e visitas regulares ao dentista!

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

dezenove − 18 =