Atividade Física

Vantagens da prática de exercícios na água

A prática de exercícios físicos é fundamental para manter uma melhor qualidade de vida, mas já pensou em se exercitar dentro d’água? Atividades em piscinas são extremamente benéficas a pessoas de todas as idades. Os exercícios são para todos os gostos, e vão desde natação, polo aquático à hidroginástica.

A água, quando aquecida relaxa as fibras musculares, retira a tensão e melhora a irrigação sanguínea das áreas de dor. Já a água fria diminui edemas e tem função analgésica.

 

Para quem quer entrar em forma, esses exercícios no meio líquido são uma ótima opção, isso porque combinam movimentos de relaxamento com exercícios musculares, que resultam em ganho de condicionamento físico, além da perca de calorias.

Atividades na água reduzem os impactos dos movimentos em até 50%, por isso qualquer um pode praticar, incluindo pessoas com problemas de articulação, gestante e idosos.

Em função do baixo impacto, esses exercícios também podem auxiliar na recuperação de pacientes que:

Sofreram AVC: Melhorando o equilíbrio, fortalecendo a musculatura, ampliando os movimentos e ajudando na recuperação de movimentos realizados no cotidiano.

Sofreram lesões musculares: Acelerando o processo de reabilitação e fortalecendo a musculatura lesada.

Sofrem de dor nas costas e inflamação muscular: Aliviando a dor e melhorando a postura.

Estiveram em estado de coma: Estimulando áreas sensorial e motora, e proporcionando movimentos tridimensionais.

Além de todos os benefícios à saúde, as atividades físicas, independentemente se praticadas na água, no solo, ou em qualquer outro meio, trazem sensação de bem-estar, uma vez que liberam endorfina. O importante é manter uma rotina diária de atividades, e sempre que possível tomar atitudes simples, como por exemplo, priorizar o uso das escadas em substituição aos elevadores para pequenas distâncias. Pequenas mudanças de hábito podem garantir grandes mudanças na vida.

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