Nutrição

Alimentação rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico

Junto com o inverno e as temperaturas baixas, chegam as gripes e resfriados, por isso o sistema imunológico deve estar fortalecido para evitar a contaminação por vírus e bactérias.

Além de dormir bem, praticar exercícios físicos e controlar o estresse é fundamental ter uma boa alimentação. Um prato de comida equilibrado, rico em vitaminas e minerais auxilia na manutenção do sistema imunológico. Para atingir a quantidade de nutrientes necessária para uma defesa melhor do organismo, o ideal é consumir frutas três vezes ao dia e vegetais duas vezes.

Conheça os nutrientes que ajudam a proteger as células do organismo, evitando a contaminação por vírus e possíveis inflamações:

Vitamina A: Protege o organismo de infecções. Exemplo: Pimenta.

Vitamina B6: Ajuda a tratar inflamações na garganta e auxilia na defesa do organismo. Exemplo: Gengibre.

Vitamina C: É um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Exemplo: Laranja, kiwi, acerola, brócolis, couve e pimentão vermelho e verde.

Vitamina E: Benéfica principalmente aos idosos, a vitamina age no combate à diminuição da atividade imunológica. Exemplo: Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais.

Zinco: Esse nutriente combate resfriados, gripes e outras doenças. Exemplo: Cereais integrais, carnes, castanhas, sementes e leguminosas.

Ácido fólico: Auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Exemplo: vegetais verdes escuros, feijão, cogumelo e fígado.

Licopeno: Forte aliado para combater doenças cardiovasculares, além de remover os radicais livres do organismo. Exemplo: Tomate.

Ômega-3: Preveni inflamações nas artérias, além de ajudar na imunidade do corpo. Exemplo: azeite e salmão.

Selênio: Combate os radicais livres, melhora a imunidade e acelera o processo de cicatrização. Exemplo: Castanha-do-pará e cogumelos.

Esse alimento além de aumentar a imunidade do organismo, também protege contra micoses, e ainda aumenta a imunidade durante o tratamento de quimioterapia, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

três × três =