Medicina

Combate ao Diabetes: importância do papel da família

Você sabia? O Dia Mundial do Combate ao Diabetes, comemorado anualmente no dia 14 de novembro, foi instituído em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

No Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas têm diabetes e, no mundo todo, o número ultrapassa 425 milhões. O levantamento é da IDF, responsável pela campanha mundial que, para este ano de 2018, trabalha o tema “A Família e o Diabetes”.

O objetivo do tema é chamar a atenção da família para a prevenção e o controle da doença. Por meio do Novembro Diabetes Azul, a iniciativa mobiliza pessoas envolvidas no cuidado ao paciente que atuam para difundir informação de qualidade e promover educação acerca da patologia.

TIPOS – O diagnóstico do diabetes tipo 1 acontece geralmente na infância e adolescência, o que aumenta a responsabilidade familiar. Compreende uma alimentação saudável, controle da glicemia, condução da insulinoterapia, identificação e ação perante episódios de hipoglicemia.

Já o diabetes tipo 2 surge, em geral, na fase adulta e está ligado à resistência à ação e diminuição da produção de insulina no pâncreas, ação deficiente de hormônios intestinais, dentre outros. O tratamento demanda mudanças no estilo de vida.

 

Sintomas de Diabetes

Na maioria dos casos, não há sintomas. Quando ocorrem, estão relacionados à sede ou micção em excesso, fadiga, perda de peso ou visão turva.

 

Confira os tipos mais comuns

Diabetes tipo 2

Aumento da sede, micção frequente, fome, cansaço e visão turva. Em alguns casos, pode não haver sintomas.

Diabetes tipo 1

Sede excessiva, micção frequente, fome, cansaço e visão turva.

– Pré-diabetes

Muitas pessoas com pré-diabetes não apresentam sintomas.

Diabetes gestacional

Na maioria dos casos, não há nenhum sintoma. Um exame de glicemia durante a gestação é usado para o diagnóstico.

Realize exames preventivos com frequência e consulte um médico para receber orientação.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

cinco × três =