Atividade Física

Alongamento é indicado para evitar lesões e aumentar a flexibilidade dos idosos

A melhor atitude contra o envelhecimento é a prática de atividade física, principalmente o alongamento, que é um aliado importante ao estilo de vida saudável, proporcionando diversos benefícios à saúde mental e física.

Com o passar do tempo, o corpo vai se debilitando com perdas significativas de todas as capacidades motoras, como a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além da massa muscular e óssea. Sem o alongamento, os músculos vão encurtando, limitando os movimentos e resultando em dores pelo corpo, principalmente nas costas e no quadril.

O alongamento além de auxiliar na redução de gorduras, ainda protege o corpo contra inflamações, melhora as capacidades funcionais do idoso e proporciona o bem estar físico e psicológico. Veja outros benefícios proporcionados:

  • Melhora a flexibilidade;
  • Reduz as tensões musculares;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Previne lesões;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Aumenta a autoconfiança do idoso;
  • Melhora o convívio social.

Mas o alongamento deve ser feito com calma, respeitando os limites do seu corpo. O ideal é a prática diária, por pelo menos 15 minutos, sem se esquecer que o resultado não é imediato, a melhora é lenta e gradativa.

Sempre que for realizar atividade física, incluindo o alongamento, deve ter a supervisão de um profissional de educação física e a liberação de médico para controle nutricional e de ordem fisiológica.

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