Nutrição

Alimentos funcionais proporcionam diversos benefícios à saúde

Nos últimos anos muito se tem falado sobre alimentos funcionais, mas muitos não sabem exatamente para o que eles servem e o que são. Esses alimentos contêm substâncias que beneficiam o organismo, prevenindo uma série de doenças.

Os alimentos funcionais além de desenvolver sua função nutricional básica, ainda alteram o metabolismo e podem ser eficaz contra a evolução de doenças como diabetes, câncer e outras doenças crônicas degenerativas. Porém, é importante saber que eles não substituem o uso de medicação, uma dieta balanceada deve ser um complemento.

Veja quais são os principais alimentos funcionais e seus benefícios:

Soja: Tem ação estrogênica, que reduz os sintomas da menopausa, tem substâncias anti-câncer e ainda é capaz de reduzir os níveis de colesterol.

Peixes: Ricos em ômega-3 são capazes de reduzir o colesterol, além de ter ação antiinflamatória. Os peixes também são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos.

Oleaginosas: Estimulam o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória.

Frutas vermelhas: Reduzem a incidência de alguns tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.

Tomate e derivados: Poderoso antioxidante reduz o nível de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Verduras e legumes: São antioxidantes, protegem contra a degeneração macular e inibem o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama.

Cereais integrais: Reduzem o risco do câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal, podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade.

Alho e cebola: Combatem o colesterol, reduz a pressão sanguínea, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de câncer gástrico.

Mas é preciso ter uma alimentação inteiramente balanceada, não basta fazer o consumo de um alimento funcional se os demais são prejudiciais a saúde. Para que os benefícios sejam alcançados é preciso fazer o consumo regular dos alimentos, principalmente os vegetais, frutas e cereais integrais. Além do mais, é recomendado substituir a carne bovina e embutidos por produtos à base de soja e derivados ou peixes.

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