Nutrição

Confira quais alimentos ajudam a ganhar massa magra

Os alimentos que propiciam o ganho de massa muscular podem ser divididos em dois grupos, classificados pela sequência de consumo.

O primeiro grupo, deve ser consumido antes dos exercícios físicos. Ele é constituído de alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia durante a prática.

Alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos:

Aveia: Baixo índice glicêmico, rico em fibras e contém proteína.

Batata doce: Baixo índice glicêmico, rico em vitaminas e fibras.

Batata inglesa: Similar a batata doce, também é uma boa fonte de energia.

Arroz integral: Carboidrato de absorção lenta, contém mais vitaminas e fibras do que o arroz branco.

Banana: Fonte rápida de energia, rica em potássio, mineral que participa da produção de glicogênio.

Pão integral: Baixo índice glicêmico, desde que seja verdadeiramente integral.

Já o segundo grupo, deve ser consumido até 30 minutos após a prática de atividades físicas. Ele é constituído de alimentos ricos em proteínas, que ajudam na formação e fortalecimento dos músculos.

Alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas:

Ovos: Contêm nutrientes que auxiliam a hipertrofia e fornecem cerca de 6 gramas de proteína de alto valor biológico.

Frango: Sem gordura e com proteína de alta qualidade, é básico em qualquer dieta.

Carne vermelha: É um dos alimentos mais ricos em proteína, vitaminas e minerais, além de ser a principal fonte natural de creatina.

Tilápia: Rico em proteína e contém gorduras boas.

Atum enlatado: Fonte de gorduras boas com proteína de alta qualidade, desde que esteja conservado em água e não em óleo.

Queijo cottage: Rico em caseína, proteína de lenta absorção.

Leite: Cada 200ml de leite fornece 6g de proteína de altíssimo valor biológico.

A alimentação é primordial para ganho de massa muscular. De nada adianta seguir um treino forçado, com acompanhamento de um profissional capacitado, se não houver uma educação alimentar adequada. Lembrando que, cada organismo responde diferente de outro, o ideal é ter o auxílio de um nutricionista.

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