Medicina

Caxumba: Conheça as causas e sintomas

Comum entre as crianças, a caxumba é uma infecção viral que pode afetar uma ou as duas glândulas parótidas, localizadas entre as orelhas e à frente delas. A doença é causada por um vírus e o único meio de transmissão é o contato com a saliva infectada.

Portanto evite contato próximo com pessoas que estejam com a doença, pois o espirro, tosse, a fala e até mesmo os utensílios como talheres, copos e pratos são meios de contaminação.

Algumas pessoas não apresentam os sintomas mesmo estando contaminadas, já outras têm sinais muito brandos. O primeiro e o mais importante sinal é o inchaço das glândulas salivares, seguidos de:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Dor ao mastigar e engolir.

Em casos mais graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço dos testículos nos homens ou dos ovários nas mulheres, deixando o paciente estéril. Por isso é importante ter acompanhamento médico e se tratar de acordo.

A caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, porém é comum que o médico indique um remédio para aliviar as dores e a febre. Além disso, é de extrema importância que seja feito repouso, hidratação e fazer gargarejo com água morna e sal.

A contaminação ocorre de seis dias antes da aparição dos sintomas até nove dias após ter apresentado os sinais. Já os sintomas aparecem somente após 14 a 25 dias da contaminação.

Adicionar Comentário

Clique aqui para escrever um comentário

um × 1 =