Nutrição

Carboidratos, proteínas e gorduras são fundamentais para a perda de peso

Para perder as gordurinhas extras muitos deixam de jantar, outros comem apenas salada, mas essas não são as melhores formas. O que determina a perda de peso é o metabolismo, ou seja, a velocidade em que o organismo transforma as calorias em energia.

Quanto mais acelerado for o metabolismo, maior será a queima de gordura e consequentemente, o emagrecimento.

Os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo, pois fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Porém é necessário saber escolher quais consumir, dar preferência sempre aos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras e pobres em gordura. Já as proteínas, que formam os músculos, e as gorduras, são essenciais para o metabolismo, elas retardam a digestão dos carboidratos aumentando a sensação de saciedade, porém, devem ser consumidas gorduras saudáveis, como a do azeite e sementes oleaginosas.

Veja quais são os principais alimentos que aceleram o metabolismo:

Cereais integrais: Ricos em nutrientes e carboidratos complexos que são liberados lentamente no organismo, evitando o ganho de peso.

Maçã: Alimento de baixa caloria que auxilia na perda de peso.

Frutas vermelhas: Antioxidantes, ricas em fibras e de baixa caloria.

Frutas cítricas: A vitamina C acelera o metabolismo.

Água: Manter o corpo hidratado aumenta a sensação de saciedade, além de acelerar o metabolismo e fazer bem à saúde em geral.

Gengibre: Responsável pela ação termogênica e aumento do gasto energético do organismo.

Amêndoas: Fontes de vitaminas e fibras, a sensação de saciedade dura por mais tempo.

Ômega 3: Um tipo de gordura essencial na manutenção do organismo.

Carnes magras: As proteínas que nelas existem levam mais tempo para serem digeridas, obrigando o corpo a gastar mais calorias.

Iogurte: Rico em cálcio, ajuda no processo de perda de peso.

É importante que as refeições sejam divididas em seis pequenas partes durante o dia, assim o organismo irá entender que não precisa guardar calorias, pois logo receberá alimentos novamente. Além de uma boa alimentação, a atividade física também é fundamental para a aceleração do metabolismo e perda de peso.

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