Medicina

Conheça a osteoporose e como se prevenir com hábitos saudáveis

A cada ano aumenta o número de pessoas que sofrem com osteoporose, uma doença metabólica que atinge os ossos. A maioria dos pacientes diagnosticados com o problema são mulheres, e estima-se que uma em cada três irão apresentar faturas ósseas devido a doença.

O tecido ósseo, assim como qualquer outro, precisa manter-se saudável, se reconstruindo. Porém, muitas vezes o processo de reabsorção óssea fica comprometido, o que causa a osteoporose.

Fatores causadores da osteoporose:

Deficiência de cálcio: O consumo de alimentos ricos em cálcio éfundamental para recomposição e formação óssea.

Envelhecimento: Os ossos crescem até os 20 anos de idade e a partir dos 35 anos, a perda óssea aumenta gradativamente, por isso que pessoas com mais idade sofrem fraturas com mais facilidade.

Menopausa: Após o período da menopausa, o corpo produz menos estrogênio, contribuindo para a perda óssea. Isso porque o hormônio auxilia na fixação do cálcio nos ossos.

Doenças: 20% dos casos tiveram surgimento de outras doenças, como o hipertireoidismo, mieloma múltiplo, doenças renais, doenças inflamatórias intestinais, doenças reumáticas, entre outras.

Dificilmente, a osteoporose é sintomática, é uma doença silenciosa que normalmente se expressa por fraturas no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna. Os sintomas quando aparecem podem ser a dor ou sensibilidade óssea, a diminuição de estatura, dor na região lombar, dor no pescoço e postura encurvada.

Infelizmente, é quase impossível curar a osteoporose, mas é possível controlar a dor e amenizar o avanço da doença, fazendo uso de medicamentos e terapias indicadas pelo médico. As boas e velhas mudanças de hábito também são indicadas para amenizar as dores e a evolução da doença.

Conheça mudanças de hábito que previnem a osteoporose:

Se manter no peso ideal: Pessoas acima do peso possuem dificuldade para praticar exercícios físicos e tendem a desenvolver problemas de saúde. Já os muito magros, por não terem muita gordura periférica, não mantêm a quantia ideal de cálcio nos ossos.

Se exercite: Exercícios melhoram a fixação do cálcio nos ossos, além de ajudar no equilíbrio a fim de evitar quedas.

Se alimente bem: É fundamental ter uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e vitamina B, responsáveis por fortalecer os ossos.

Não fume: A fumaça dos cigarros interfere no funcionamento das células responsáveis por construir e reparar a matriz óssea.

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