Nutrição

Depressão pode ser prevenida com os alimentos certos

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 24 milhões de pessoas na América Latina sofrem de depressão, mas poucos sabem ou se interessam em prevenir a doença com medidas simples, como se exercitando e reeducação alimentar.

Pessoas que estão em estado depressivo costumam se sentir sem energia, desanimado e desinteressado nas atividades comuns do dia-a-dia, além de sentir dor de cabeça e no estômago. Para reverter esses sintomas, é preciso que o cérebro produza serotonina, que proporciona a sensação de bem-estar, de prazer e estabilidade emocional.

Porém estimular a produção desse hormônio não é difícil, basta consumir alimentos adequados:

Oleaginosas: Ricas em selênio, elas colaboram na redução do estresse, sendo indicado o consumo diário.

Leite e Iogurte desnatado: Fontes de cálcio, eliminam a tensão e amenizam os sintomas da depressão, pois o cálcio controla o nervosismo e a irritabilidade.

Laranja e Maçã: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso, dá energia, combate o estresse e evita a fadiga.

Banana e Abacate: Essas frutas diminuem a ansiedade e ajudam a dormir bem.

Abacaxi e Ameixa: Reduz a intensidade dos distúrbios do humor e emocionais.

Tomate: Ajuda a manter o bem-estar psicológico e a saúde física.

Mel: Estimula a produção de serotonina, o recomendado é o consumo de duas colheres de sobremesa diariamente.

Ovos: Fonte de tiamina e niacina que estimulam o bom humor.

Carnes magras e peixes: Possui substâncias que melhoram o humor e reduzem a sensação de dor, relaxam e ainda proporcionam a sensação de bem-estar e prazer.

Aveia e centeio: Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão.

Folhas verdes: Rico em folato, substância que ajuda a controlar o humor.

Soja: Reduz a fadiga e aumenta a energia.

Mas claro que apenas o consumo desses alimentos não é o suficiente para por um fim na depressão, o tratamento recomendado pelo médico é fundamental.

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