Nutrição

Alimentação equilibrada é o segredo para manter a saúde e emagrecer

As dietas milagrosas estão ao seu redor o tempo todo, cada semana com uma novidade e uma “maluquice” diferente. Mas o que as pessoas, principalmente as mulheres, esquecem é de que o mais importante não é emagrecer rápido, e sim se alimentar bem e emagrecer com saúde.

Uma alimentação errada pode causar uma série de doenças, das cardiovasculares até a obesidade, além de não suprir todas as necessidades do corpo. Enquanto uma alimentação correta, contendo todos os nutrientes e vitaminas, oferecem um corpo sadio e sem aparências de sacrifícios.

Não é preciso cortar as gorduras ou os carboidratos para reduzir o peso, basta saber como consumí-los e principalmente a quantidade correta, sem cometer exageros. O segredo da boa alimentação está em consumir corretamente as gorduras, carboidratos e proteínas, sem excluir nenhum deles da sua dieta. Veja qual a importância de cada um:

Carboidratos

São os alimentos que as pessoas mais evitam devido a sua fama de fazer engordar, mas é importante saber que existem os carboidratos bons (amido) e os ruins (açúcar).

Os açúcares como a glucose, frutose e a sacarose são carboidratos simples, ou seja, são rapidamente absorvidos pelo sangue provocando em uma ou duas horas uma elevação considerável da taxa de açúcar no sangue. Com essa rápida elevação de açúcar, o pâncreas trabalha muito para produzir insulina, podendo ocorrer uma queda brusca da taxa de açúcar no sangue, com más consequências para a saúde.

Já os amidos, carboidratos complexos, antes de serem absorvidos, viram açúcar lentamente em nosso organismo. Como o processo de transformação é mais complicado, faz com que os amigos liberem energia lentamente e de modo regular. Claro que se consumido em excesso poderá resultar no aumento de peso da mesma forma, mas se consumido moderadamente e nos momentos corretos é excelente.

Gorduras

Tem o dobro de calorias dos carboidratos ou das proteínas, mas sem a gordura podemos ter problemas de queda de cabelo e pele ressecada. Por isso, o segredo é consumir pouca quantidade, já que o que faz engordar é o excesso.

Proteínas

São os alimentos construtores do corpo e os queridinhos dos que malham. As proteínas são indispensáveis à composição dos músculos e ossos. As melhores fontes protéicas são: carne, peixe, aves, queijo, clara do ovo, nozes, vagens e lentinhas.

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